sábado, 11 de junho de 2011

Olho por olho!

          “Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.” Ex 21:24-25



         E se ainda hoje vivêssemos no antigo testamento? Olho por olho e toda humanidade estaria cega, como declarou Gandhi. Mas, pensando bem, se fizermos uma análise geral em várias esferas da sociedade, isso ainda é aplicado no nosso meio, dadas suas proporções. Nos últimos 35 anos, através da pena de morte, os Estados Unidos da América alcançaram sua milésima execução num momento em que, no país, parece estar cada vez mais evidente que os cidadãos desejam que essa prática seja afastada. Outros países ainda adotam esse tipo de atrocidade tendo como justificativa o fato de que com isso eles pretendem inibir a criminalidade em tais lugares, mas o que vemos é o contrário disso.
         Entremos então em nossa realidade como país, o Brasil. Aqui não existe a Lei de Talião (que significa “igual”), ou pena de morte, mas e se eu lhe disser que, aqui, as pessoas têm prazer em praticar isto, o que você me diria? Pois é o que fazemos diariamente quando praticamos atos desencadeados pelo sentimento de vingança. Se o próximo nos fere na área sentimental, o feriremos também “na mesma moeda”, na área financeira, a mesma coisa, fisicamente, e por aí vai. Isso já caiu na cultura na nossa sociedade: pagar na mesma moeda.
É nesse contexto em que nós vivemos, onde Cristo já nos libertou de uma vida de escravidão no pecado, de uma vida onde apenas existimos e não vivemos de fato, e abre os nossos olhos para o novo de Deus, para o vinho novo de Deus nas nossas vidas, para uma vida baseada no amor! E ainda assim o ser humano prefere o velho, prefere as coisas já passadas.
           Mas, finalmente, por que então a lei de talião foi abolida com a vinda de Jesus? Pelo simples e óbvio fato de que Jesus veio trazer o maior dos dons de Deus: o amor. Nós, homens, merecíamos sim a morte, merecíamos sim a condenação, e Deus seria justo em fazê-lo, pois Deus é justiça. Porém, como disse Paulo, o próprio Jesus veio nos mostrar um caminho mais excelente, e através da misericórdia, nos trouxe o amor. Jesus prefere usar de misericórdia e bondade. Deus é justo, mas Ele usa primeiramente de misericórdia para conosco, da mesma forma que nós precisamos usar primeiramente de misericórdia para com o próximo, pois com a medida que medimos, também seremos medidos!
           É nesse caminho, nessa nova vida que vivemos agora. Beba do vinho novo de Deus!


Adrianne Garcia
Ministerio Atos 29
Igreja do Evangelho Quadrangular Jardins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário