segunda-feira, 14 de março de 2011

Descansando no Senhor..


Olá pessoal,
Quero compartilhar com vocês uma parte do devocional desta manhã. Foi extremamente edificante para minha vida e desejo que o seja para você. Abra seu coração e se alimente da Palavra de Deus.
A Palavra nos diz em Mateus capítulo 11, versículos 28 ao 30:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”
Quantos de nós já não nos sentimos CANSADOS, em algum momento ou dia de nossa vida, devido a nossa jornada?! Não um cansaço porque trabalhamos duro em alguma tarefa, fazendo uso de nossa energia física. Não um cansaço porque caminhamos uma longa distância. Mas, sim, um cansaço por estar carregando um fardo “invisível”, mas que tem minado, sugado nossas forças. Cansado de insistir em não desistir, cansado de tentar mudar a si mesmo e os outros, cansado de buscar realizar expectativas e sonhos que já nem se sabe mais se são nossos ou dos outros, cansado, cansado e cansado. O que se pode dizer é que se sente CANSADO, sendo que muitas vezes nem se sabe identificar ou descrever o motivo ou razão, exato, deste estado. Parece ser um “amontoado” sem forma e sem contornos, mas que o atingue como uma “coisa” que parece ser mais forte que você.
O que esta Palavra de Mateus poderia nos ajudar frente a uma realidade de cansaço como a descrita acima? Bom, talvez já tenhamos ouvido tanto este versículo, que não absorvemos mais a riqueza e grandeza que Deus queria nos ensinar através desta fala de Jesus. Mas vamos examinar novamente esta passagem, fazendo uso de comentários do Dr. Bruce Barton e Linda K. Taylor (2001).
Nestes versículos, Jesus faz um convite àqueles que estão cansados e oprimidos, enquanto aqueles que são sábios e instruídos a seus próprios olhos estão cegos à verdade (11.25,26). Os fariseus “sábios e instruídos” tinham imposto tantas regras e regulamentos sobre o povo que a religião tinha se tornado um “trabalho”, e uma vida de devoção à Lei tinha se tornado um fardo para se carregar (23.1-4). Mas Jesus convidou os “pequeninos”, os verdadeiros discípulos que tinham os olhos abertos para ver a verdade: vinde a mim para encontrar alívio desse trabalho.
Jesus estava claramente aconselhando-os a abandonar o legalismo farisaico e a juntarem-se a Ele. Aqueles que seguem a Cristo irão encontrar alívio no seu relacionamento renovado com o Senhor, libertação da culpa pelo pecado, libertação do medo e do desespero, e a promessa de ajuda e orientação constantes do Espírito Santo.
Seguir a Jesus não seria algo sem nenhum custo; Jesus já tinha descrito as perseguições e a rejeição que os seus seguidores poderiam esperar. Eles não estavam livre de todas as amarras; eles levariam um jugo, mas este seria leve. Jesus estava dizendo: “Deixe-me ensinar vocês”. Jesus o maior líder e exemplo, também era o maior servo, manso e humilde. A sua vereda de humilde serviço é o padrão que devemos seguir.
O que chamou a atenção neste texto, o centro da reflexão deste devocional, foi a expressão“abandonar o legalismo farisaico”. Esta expressão não nos parece ser o que provocava CANSAÇO no povo? Isto estava sendo tão significativo e impactante na vida, na rotina do povo, que Jesus percebeu este estado e fez um convite, deu um conselho ao povo: “vinde a mim..abandone, saia desta situação de escravidão”.
Em Cristo encontramos descanso para nossa alma, mas é necessário “abandonar” aquilo que está pesando. Para nossa surpresa, a proposta de “abandonar” não esta relacionada a pessoas ou coisas específicas, mesmo sendo gerado, devido o exercício de tantas atividades físicas e relacionamentos desgastantes, mas sim, uma proposta que atingirá diretamente o nosso “ser”, “aquilo que somos”, ou seja, abandonar a nossa forma de pensar, sentir, reagir, buscar coisas, que até o momento esta sendo muito mais um peso do que prazer. Cristo esta nos propondo uma nova vida, que so existe Nele. Um novo caminho, cheio de novidades que nos levará a grandes desafios e crescimento.
O que você deseja neste dia? Continuar carregando o seu fardo, ou experimentar algo novo e desafiador? Em Cristo, a proposta esta diante de você todos os dias de sua vida. Faça sua escolha.
A Palavra nos dá outra preciosa indicação do que será melhor escolhermos para nossa vida. Esta indicação esta registrada em Eclesiastes, no capítulo 12, versículo 30b em diante:
“Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente… o amor”
Que Deus os abençoe de forma poderosa amigos. Deixem seus comentários, eles são muito importantes.
Andréia Chagas
Ministra de Louvor, membro da Igreja do Evangelho Quadrangular
Acesse: http://www.andreiachagas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário