sábado, 9 de julho de 2011

Calebe e as Oportunidades

          Israel, quando chegou à entrada de Canaã, ao invés de crer na Palavra de Deus e tomar posse da herança, decidiu enviar 12 espias para conhecerem a terra. Deuteronômio 1:20-23 mostra que esse envio foi uma decisão do povo e não de Deus. O Senhor já tinha falado aos israelitas sobre Canaã, não havia necessidade de enviar espias.

          O homem insiste em caminhar pela visão e não pela fé. Quando os espias retornaram e deram o relatório, apenas Calebe e Josué defenderam Moisés e encorajaram a nação a entrar em Canaã. Os 10 espias descrentes infamaram a terra, enquanto Calebe se encantou com ela. A nação queria voltar; Calebe queria 

seguir adiante. A maioria caminha pela visão; a minoria caminha pela fé.

          A nação rebelde viu apenas os obstáculos. Calebe viu as oportunidades. Qual foi o resultado disso? Os 10 espias e a geração incrédula morreram no deserto, enquanto que Calebe viveu para entrar na terra prometida e usufruir dela. Ele teve coragem para permanecer contra toda a nação e Deus o honrou por isso.

          Fique atento às oportunidades que Deus coloca em sua frente, muitas vezes não percebidas por causa de seu medo, seu pessimismo, seu complexo de inferioridade, suas fragilidades, suas limitações. 

          Você é tímido? Não rejeite um convite para pregar em sua igreja. 

          Você é impaciente? Aceite de bom grado ser transferido para o setor mais estressante da sua empresa. 

          Você quer ser um profissional promissor? Seu futuro pode estar na empresa menos almejada por você. 

          Você quer ter um bom salário? Não se deixe influenciar pelos conselhos pessimistas ao seu redor em relação ao concurso mais difícil que estiver à sua frente.

          Você quer ter um bom marido ou uma boa esposa? Não se deixe enganar pelos seus olhos, pois sua felicidade pode estar onde você menos espera. 

          Você quer que seus parentes se amem mais? Não deixe de servir de exemplo estando sempre presente nos momentos alegres e tristes, abraçando-os, beijando-os, alegrando-os, consolando-os.

          Você está tentando perdoar seus pais? Não deixe que a sua falta de tempo pela correria do dia-a-dia faça você desperdiçar a oportunidade de dar um passeio gostoso com eles num fim de tarde na praia.

          Calebe não desperdiçou as oportunidades. Faça o mesmo antes que em virtude das situações da vida, seja tarde demais.

Jean Claude
Confins da Terra
Assistência Social
IEQ - Jardins

Nenhum comentário:

Postar um comentário